Afinal, quais os verdadeiros riscos de investir em altcoins?

@Jheff
@JheffcoinBr
Published in
4 min readFeb 27, 2018

--

A pergunta deveria ser inversa, quais os riscos de a humanidade não investir em moedas virtuais? Pois continuar investindo no velho sistema econômico é um tremendo atraso nas finanças deste planeta! [US’s post in english https://medium.com/jheffcoin]

Ao final apresento algumas justificativas que farão você retirar “nuvens de dúvida” que pairam sobre pequenos investidores relacionadas aos riscos de investimento em altcoins, mas antes julgo importante tratar de alguns assuntos conexos com o tema, que ainda influem na mídia brasileira. No final de 2017 com o buum e a conseqüente queda, acompanhamos a seguinte nota sobre o Banco Central Brasileiro, responsável pelas operações do tesouro nacional:

“COMUNICADO Nº 31.379, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2017.

Alerta sobre os riscos decorrentes de operações de guarda e negociação das denominadas moedas virtuais.

Considerando o crescente interesse dos agentes econômicos (sociedade e instituições) nas denominadas moedas virtuais, o Banco Central do Brasil alerta que estas não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária, por isso não têm garantia de conversão para moedas soberanas, e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores. Seu valor decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor.

2. A compra e a guarda das denominadas moedas virtuais com finalidade especulativa estão sujeitas a riscos imponderáveis, incluindo, nesse caso, a possibilidade de perda de todo o capital investido, além da típica variação de seu preço. O armazenamento das moedas virtuais também apresenta o risco de o detentor desses ativos sofrer perdas patrimoniais.” (BACEN, COMUNICADO Nº 31.379, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2017. publicado em 16/11/2017. Acesso em 27/02/2018: http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?numero=31379&tipo=Comunicado&data=16/11/2017).

Outra matéria que repercutiu muito foi:

“presidente-executivo do JPMorgan Jamie Dimon chamado bitcoin uma fraude nesta semana e ameaçou demitir qualquer funcionário no seu banco encontrado para ser negociado na moeda virtual Bitcoin app para Android. O cão de guarda financeiro britânico enviou um aviso lembrando o público sobre os riscos de ICOS e na Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos disse que pode regular a oferta de moeda iniciais bitcoin informacje. melancolia bitcoin da China pode ser benção de Hong Kong como emissores de criptografia mudar para trocas cidade

Poucos, no entanto, ter atingido tão duro como Beijing melhor mineiro bitcoin 2016. A notificação emitida por sete agências governamentais da China, liderados pelo Banco Popular da China, no início deste mês foi considerado por analistas como uma sentença de morte para ICOS ea negociação centralizada de cryptocurrencies.” (Por que a China declarou guerra à bitcoin e digitais moedas.Publicado em 20/11/2017. Acesso em 27/02/2018: http://bitcoinpor.top/por-que-a-china-declarou-guerra-bitcoin-e-digitais).

As atitudes do poder de muitos países são patéticas, como se esses líderes estivessem “escondendo elefantes de bolinhas cor de rosa embaixo de suas mesas de trabalho”, então só as elites financeiras podem se beneficiar deste mercado emergente? Os meros mortais não têm mais o Direito à Propriedade, ao livre capital?

Se investirmos em moedas virtuais teremos que ser demitidos, excomungados da vida social, “deportados de nossas casas”, essa velha lógica da democracia de exceção, principalmente em países com aquela influência socialista chegada a um totalitarismo da “segunda grande guerra” disfarçado de “democrático bonachão”, o que houve com a fraternidade, voltamos todos embrutecidos pela lei do mais forte, dessa força esmagadora de império antidemocrático? Daí a pergunta, até quando suportaremos a alta burocracia, as injustas intervenções legais contra a nossa liberdade econômica?

Queridos patriotas, o universo virtual financeiro foi pensado pra ser o mais inclusivo possível, de forma que todos tenhamos a mesma oportunidade, de maneira que possamos nos permitir a felicidade pelo controle descentralizado dos altcoins, modelo verdadeiramente democrático, nascido do povo para o acesso de todos, não importa quantas moedas tenha em sua wallet, importa sermos incluídos neste processo como iguais. Entendam, o modelo centralizador tradicional é muito mais suscetível à corrupção e a fraude, são mundos completamente diferentes, um “anda a cavalo puxando uma carroça cheia de ouro, enquanto o outro vive entre os porcos recolhendo um monte de esterco”. Não se iludam, este negócio de altcoins é o futuro, deixem de ser marionetes, posicionem-se financeiramente e migrem o quanto antes para a era da economia digital, e troquem de uma vez por todas as suas “carroças tradicionais” por carros de luxo digitais e inovadores.

Vamos à algumas justificativas “fora da caixa”:

Alguns Altcoins do tipo que comportam Masternodes — MN possuem lastro financeiro por meio de Coins locked e de aproximadamente 10% de reserva técnica de todos os seus recebíveis, e isso é amplamente compartilhado, pois todos recebem proporcionalmente as margens apuradas no período que chega a ser até de hora em hora em alguns casos.

No modelo descentralizado, o chamado proof of work acompanhado por mineiros e staking holds, que prestam serviços aos MN estão implementando os blocks e autenticando os books por todo o globo dinamicamente.

As suspeitas de fraude são imediatamente denunciadas nas redes sociais como o Bitcoin Fórum, Telegram, entre outros.

A imensa valorização de marcas dos MN de vanguarda em tecnologias de apoio a rede financeira atraem investimentos de todo o mundo, o que por si só deixam as moedas oficiais “comendo poeira”.

O risco piramidal com o famoso super-inflacionamento, dentre outros riscos que podem surgir em blocos aventureiros acabam por ser taxados de SCAM pela comunidade virtual perdendo rapidamente seu valor de mercado.

Os gráficos financeiros de risco agem sob a eterna ressalva das variações já esperadas por todos investidores, em razão das manobras de grandes volumes transacionados, oriundas de operações em qualquer mercado de capitais pelo mundo à fora. Busquem avaliar as melhores médias variáveis antes de investir!!

O sistema whitepaper do precursor Bitcoin parametriza o mercado virtual como um todo, que segue avalizando suas operações com o mesmo padrão de autenticidade nas exchange entre os blocos, aumentando ainda mais a segurança de novos blocos inseridos para exchange.

Enfim, a melhor forma de conhecer é investindo e acompanhando este mercado extraordinário, de múltiplas oportunidades, que apenas se inicia.

Para juntar-se a nossa comunidade brasileira no DISCORD acesse: https://discord.gg/mVDQ4TP

--

--

@Jheff
@JheffcoinBr

Advogado OAB-DF nº 64.747; Professor de Direito Empresarial IESPLAN-DF e Bancário IBCAPPA-GO; Especialista em Direito Bancário e Mercado Financeiro (PUC MINAS).